A Nissan lançou nesta segunda-feira (18) o novo Leaf 2023, o modelo elétrico mais vendido no Brasil no ano passado. Ele começará a ser distribuído ainda esta semana para as 44 concessionárias da marca homologadas para comercializar e realizar serviços de pós-vendas em veículos elétricos.

O modelo teve seu visual renovado e agregou mais equipamentos na linha 2023. O preço segue o da linha anterior: R$ 293.790.

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O Leaf recebeu novos formato de grade e para-choque dianteiro. O estilo dos faróis também foi revisto e agora conta com acabamento interno preto (anteriormente era cromado). As rodas de liga leve aro 17 de cinco raios trazem novo design.

O modelo também estreia o novo logotipo da Nissan, posicionado na grade dianteira, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante.

Os defletores de vento dianteiros e traseiros agora são pretos (anteriormente eram azuis). As formas dessas peças posicionadas nos quatro cantos das caixas de rodas, no difusor traseiro e no spoiler traseiro também foram modificadas.

Sistema de som

O Nissan Leaf adotou o sistema de áudio Bose, composto por dois tweeters de 1 polegada, dois alto-falantes de 6,5 polegadas de longo alcance nas portas dianteiras, outros dois alto-falantes de longo alcance de 5,25 polegadas nas portas traseiras, um amplificador e um woofer de 4,5 polegadas, ambos na área do porta-malas.

Outra novidade é o retrovisor interno inteligente, que faz com que as imagens da traseira do veículo sejam reproduzidas no retrovisor interno (tela de LCD).

Entradas para recarga

O sistema de recarga localizado na parte frontal do veículo também é novo. Além da ChadeMo, para carga rápida, o Leaf conta agora com entrada tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos, mais comum nos pontos de recarga no Brasil.

O veículo ganhou, ainda, novas opções de cores, que se somam ao Branco Diamond com Teto Preto e Preto Premium. Serão oferecidas também: Cinza Shark com Teto Preto e Vermelho Magnético com Teto Preto.

Tecnologia

Além do e-Pedal, o Leaf está equipado com um conjunto de tecnologias de segurança que forma o Nissan Intelligent Safety Shield, que integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

A lista inclui ainda: controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi, que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria; vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); ar-condicionado automático; multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre muitos outros.

Motorização

O e-powertrain tem um conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh e entrega 150 cavalos (110 kW) de potência e torque de 32,6 kgfm. A bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo Inmetro.

O modelo conta com três modos de condução: ECO, para economizar energia; “B” (Brake), que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria; e o “D” (Drive), o modo de operação normal com a potência máxima do motor.