A Nintendo prevê turbulência para os próximos meses. Mesmo depois de reportar um lucro de 158,6 bilhões de ienes (US$ 1,46 bilhão) no último trimestre de 2018 – mais do que a expectativa de 149 bilhões de ienes -, a companhia reduziu a projeção de vendas do Nintendo Switch, de 20 milhões para 17 milhões de unidades em 2019.

O console lançado em 2017 é a maior fonte de renda da Nintendo, com mais de 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Guilherme Fernandes, consultor de mercado da consultoria de games Newzoo, diz que a mudança na previsão é resultado do lançamentos de jogos menos expressivos e pelo próprio sucesso do aparelho.

“A combinação de um portfólio de lançamentos mais pobre, combinado com o fato de que muitos dos clientes em potencial já possuem um dispositivo, forçou a empresa a reduzir sua previsão”, disse.

Outro revés para os fãs da Nintendo é o anúncio de atraso do lançamento do Mario Kart Tour para smartphones. O game seria lançado em março de 2019, mas foi adiado para o segundo semestre deste ano.

A empresa justificou o atraso “para melhorar a qualidade do aplicativo e expandir as ofertas de conteúdo após o lançamento.” O último ponto sugere ainda que o jogo terá algum tipo de complemento após o seu lançamento.