A Nintendo, fabricante de video games japonesa, é conhecida tanto pelos seus consoles clássicos, como o Nintendo 64 e Wii, como por suas séries clássicas, como Super Mario e The Legend of Zelda. Porém a empresa que começou sua história fazendo jogos de cartas, voltou a sua origem “de papel” e voltou a investir no material com o Labo, um jogo que mistura a experiência real com a virtual.

O Labo consiste em um kit de placas de papelão e circuitos elétricos que podem ser montados para virar diversos acessórios, como uma vara de pescar, um controle remoto ou um piano. Eles podem interagir com os jogos do atual console da Nintendo, o Switch, para criar uma experiência imersiva, além de fomentar o trabalho manual na construção dos objetos.

O caráter educativo do jogo chamou a atenção da ONG Institute of Play, instituição que pretende dar um caráter mais lúdico a educação, e encontrou no Labo uma plataforma para explorar programas de STEAM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), que visam trazer maior interação entre alunos e o objeto estudado.

O projeto pretende levar o Labo para 100 escolas nos Estados Unidos no próximo ano, fazendo com que cerca de 2 mil estudantes de 8 a 11 anos consigam usar o jogo em sala de aula. A Nintendo irá subsidiar os aparelhos enquanto a Play fica responsável por elaborar um manual de como utilizar as funcionalidades em sala de aula.

A Nintendo ainda pretende disponibilizar de graça os guias para que escolas que não entraram no projeto possam tentar implementar o Labo em sala de aula por conta própria.