A Nintendo anunciou o lançamento de uma versão portátil e mais econômica do Switch, o seu principal console na atualidade. Com previsão de chegar ao mercado no dia 20 de setembro, o Switch Lite terá valor sugerido de US$ 199 (US$ 100 a menos que o preço do original), e terá um design compacto com controles fixos e possibilidade de conexão em televisores.

“Agora os consumidores podem escolher o sistema que melhor se adapte aos seus jogos favoritos do Nintendo Switch”, afirmou o presidente da Nintendo na América do Norte, Doug Bowser.

O novo console terá capacidade de rodar todos os jogos originais com suporte para modo handled, apesar de que alguns títulos venham com restrições, informou a companhia japonesa.

O Switch Lite terá peso aproximado de 280 gramas e uma tela de touchscream de 5,5 polegadas, pouco menor do que as 6,2 polegadas do console original. A bateria também será diferenciada, com capacidade de até 7 horas de duração. O novo modelo será lançado nas cores amarelo, azul turquesa e cinza.

Lançado em 2017, o Switch alcançou um sucesso instantâneo no mercado internacional, com estimativa de 19 milhões de unidades vendidas no primeiro ano. Até o início de 2019 foram mais de 34,7 milhões de vendas, superando o recorde do Nintendo 64.

O êxito não se repetiu no ano seguinte, o que fez a marca japonesa reduzir de 20 milhões para 17 milhões a expectativa de comércio, derrubando as ações da empresa. Apesar da queda na venda dos consoles, a Nintendo aumentou a previsão de venda de games, passando de 100 milhões de unidades para 110 milhões neste ano.