Economia

Ninguém faz política monetária olhando um único IPCA, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou nesta sexta-feira, 24, o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), divulgado na quinta-feira, 23. Após ser questionado por analistas do mercado financeiro em evento da XP Investimentos, o dirigente disse que o horizonte do BC é muito mais longo para qualquer decisão de política monetária e não basta olhar apenas um único indicador.

“Ninguém faz política monetária olhando um único IPCA, ainda mais quando a gente tem a convicção de que existem vários fatores atípicos de curto prazo e que têm uma volatilidade que não é sempre modelável”, afirmou Campos Neto.

E completou: “IPCA veio mais ou menos em linha com o que esperávamos. Em relação aos núcleos, sempre tem uma contaminação marginal, mas isso não mudou a nossa trajetória.”

Campos Neto voltou a dizer que há alguns fatores atípicos que influenciam os dados de inflação.

Mais cedo, ele já havia pontuado, por exemplo, que o choque da proteína, com o aumento acentuado do preço da carne, aconteceu de forma rápida, mas também deve recuar de forma rápida.

Crédito imobiliário

O presidente do Banco Central ainda disse que, apesar das resistências iniciais dos bancos com a linha de crédito imobiliária corrigida pelo IPCA, esse tipo de financiamento mostrou potencial nos últimos meses. Segundo ele, há R$ 15 bilhões contratados nesse segmento.

No evento organizado pela XP Investimentos, ele afirmou ainda que o BC espera um mercado competitivo de portabilidade imobiliária e destacou que essa é uma área importante para a autoridade monetária, no sentido de impulsionar a economia.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?