A Nike anunciou nesta quinta-feira (6) a venda de suas atividades no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. A Centauro será a distribuidora exclusiva dos produtos da gigante de calçados esportivos no Brasil por um período de dez anos.

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O negócio custará R$ 900 milhões ao grupo controlador da Centauro, o SBF, incluindo quotas de capital social da Nike e capital de giro, como estoques e ativos fiscais, segundo comunicado emitido ao mercado. O valor está sujeito a ajustes. A propriedade intelectual, no entanto, segue com a empresa norte-americana.

O anúncio feito pelo SBF já fez as ações da Centauro subirem 11% na bolsa de valores de São Paulo na manhã desta quinta-feira (6).

Nas outras frentes da América latina, o Grupo Axo, que já distribui a Nike no mercado mexicano, foi o comprador das operações, ainda sem detalhes dos valores.

“A Nike gerencia negócios de distribuição bem-sucedidos ao redor do mundo e a expansão desse modelo no resto da América do Sul ajudará a impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo”, disse, por meio de nota, o presidente da área de consumo e marketplace da empresa, Elliott Hill.