A Nike vai doar mais de 130 mil peças de roupa, sendo 30 mil pares de tênis especiais, para profissionais de saúde que estão lutando contra o coronavírus em todo o mundo.

O Air Zoom Pulse foi lançado em novembro de 2019 e segundo a empresa é o “primeiro tênis desenhado para o atleta da saúde, herói do cotidiano”. Sete modelos compõem a linha especial feita para quem atua na linha de frente contra a Covid-19.

+ Primeiros afetados pela covid-19 no Brasil tinham, em média, 39 anos
+ Hospitais militares começam a treinar profissionais sobre covid-19
+ Nike vende atividade no Brasil para grupo dono da Centauro

O trabalho foi desenvolvido após a Nike ir ao Hospital Infantil Oregon Health & Science University Doernbecher para estudar a atividade dos médicos e enfermeiros do local. Segundo comunicado da empresa, foram levados em conta os desafios de ficar longas horas em pé, o derramamento de líquidos (como sangue, por exemplo) nos sapatos e o conforto necessário para turnos de longas horas.

Para realizar as doações, a Nike procurou a Good360, uma organização sem fins lucrativos especializada em distribuição de produtos. Trabalhadores em Chicago, Los Angeles, Memphis e Nova York receberam os tênis. Outros 2,5 mil pares serão destinados a hospitais em cidades da Europa, como Barcelona, Berlin, Londres, Milão, Paris e Bruxelas.

Além disso, 95 mil meias de futebol com compressão leve também foram doadas.

“De um atleta para o outro, os atletas da Nike reconhecem a resiliência física e mental dos atletas da área de saúde”, disse a companhia em comunicado.

Outros 1,1 mil kits de roupas esportivas com bolsa de cordão, garrafa de água, chapéu e faixa para a cabeça além de meias também foram encaminhadas para Nova York. O comunicado diz, ainda, que mais de 3,5 mil peças de roupas Dri-FIT foram doadas.