Economia

Nicarágua reporta prejuízo milionário devido a furacões

Nicarágua reporta prejuízo milionário devido a furacões

Casa destruída pelo Eta na Nicarágua - AFP

Os furacões Eta e Iota, que atingiram o nordeste da Nicarágua, afetaram mais de 3 milhões de pessoas e causaram um prejuízo de 742 milhões de dólares, anunciou o governo do país nesta terça-feira.

O ministro de Fazenda e Crédito Público, Iván Acosta, informou que o Eta causou danos calculados em 178 milhões de dólares no nordeste do país, enquanto o Iota teve impacto nacional e provocou um prejuízo de 564 milhões de dólares.

Ambos os furacões atingiram o Caribe Norte da Nicarágua, o Eta em 3 de novembro e o Iota no dia 16. Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas, em uma população de 6,2 milhões, segundo o relatório.

A avaliação foi apresentada em videoconferência por Acosta, juntamente com outros funcionários, diplomatas e representantes de organizações. “O Iota foi o evento mais potente que já atingiu a Nicarágua, não só por sua força, mas também em sua dimensão”, assinalou o diretor do Sistema Nacional de Prevenção e Redução de Desastres (Sinapred), Guillermo González.

A passagem do Iota deixou 21 mortos na Nicarágua, em deslizamentos de terra e inundações, causando um prejuízo de 126 milhões de dólares em residências destruídas. Também provocou mais de 361 milhões de dólares em danos à infraestrutura viária.

Segundo o governo, o país requer 4 milhões de dólares em ajuda humanitária para atender a população mais impactada. Iván Acosta informou que o trabalho de verificação de danos em campo continua, com base em instrumentos de avaliação de eventos catastróficos elaborados pelo Banco Mundial, União Europeia e Cepal.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel