Por Lisa Richwine e Dawn Chmielewski

LOS ANGELES (Reuters) – A Netflix reverteu as perdas de clientes que prejudicaram suas ações neste ano e projetou mais crescimento à frente, fazendo suas ações dispararem 14% no after-market.

A gigante do streaming previu que conquistará 4,5 milhões de clientes no quarto trimestre. As ações da empresa, favoritas dos investidores durante seus anos de rápido crescimento, caíram quase 60% este ano antes da divulgação.

“Graças a Deus acabamos com os trimestres ruins”, disse o co-CEO Reed Hastings, acrescentando que a empresa precisa continuar ganhando impulso, concentrando-se em conteúdo, marketing e um plano de preço mais baixo com publicidade.

De julho a setembro, a Netflix atraiu 2,4 milhões de novos assinantes no mundo, mais que o dobro do que analistas previam.

Durante o trimestre, a Netflix lançou os episódios finais da quarta temporada de ficção científica “Stranger Things”, além da série serial-killer “Dahmer Monster: The Jeffrey Dahmer Story”, uma das séries mais assistidas da Netflix de todos os tempos.

A Netflix tenta a base de assinantes após ter encolhido em 1,2 milhão em meio a uma economia global instável e à crescente competição por espectadores de vídeos online. A Netflix agora tem um total de 223,1 milhões de assinantes em todo o mundo.

Novos participantes, como o Paramont+ da Paramount Global, estão ganhando participação de mercado graças à programação esportiva ao vivo.

Na carta aos acionistas, a Netflix observou que outras empresas de mídia estão perdendo dinheiro com o streaming.

“Nossos concorrentes estão investindo pesado para aumentar o número de assinantes e engajamento, mas construir um grande e bem-sucedido negócio de streaming é difícil”, diz a carta.

A Netflix estimou que os concorrentes vão fechar 2022 com perdas operacionais combinadas de “mais de 10 bilhões de dólares”, ante lucro operacional da Netflix de 5 a 6 bilhões.

Rivais como a Walt Disney administram vários negócios, incluindo redes de TV e parques temáticos que compensam as perdas de streaming.

Para o terceiro trimestre, a Netflix superou as projeções dos analistas com receita de 7,9 bilhões de dólares, aumento de 6% ante o ano anterior. O lucro foi de 3,10 dólares por ação.

A previsão da empresa de 4,5 milhões de clientes captados até o fim do ano ficou um pouco acima das estimativas de Wall Street, de 4,2 milhões. Para o quarto trimestre, a Netflix projetou receita de 7,8 bilhões de dólares, um declínio sequencial que atribuiu ao forte valor do dólar.

A Netflix disse que não forneceria mais orientações trimestrais para novos clientes. A empresa continuará a emitir previsões de receita, lucro operacional e outras categorias.