A Netflix adquiriu os direitos para a distribuição do documentário Tinder Swindler (ou ‘O Vigarista do Tinder’ em uma possível tradução). A produção acompanha o caso do golpista que atraia mulheres escandinavas usando o popular aplicativo de namoro para roubar milhões de dólares das vítimas.

Produzido pela Raw TV e a AGC Studios, o material conta com direção de Felicity Morris. Por enquanto, o serviço de streaming não revelou a janela de estreia do novo documentário.

+ Diretor de Cannes critica rivais por cederem muito fácil a filmes da Netflix

Tinder Swindler apresenta as histórias das mulheres que foram enganadas pelo israelense Shimon Hayut. Fingindo ser um oligarca russo chamado Simon Leviev, o golpista usava o Tinder para encontrar as vítimas.

De acordo com o tabloide Engadget, Shimon Hayut se passava por um magnata russo e impressionava mulheres com viagens de jato particular e jantares caros – tudo pago com dinheiro de outros golpes. Ele engatava namoros com as vítimas, uma forma de “preparar o terreno”, e em certo momento fingia estar enfrentando dificuldades financeiras para fazer com que as moças tirassem altos valores em empréstimos para o ajudar.

Depois de uma longa investigação da publicação norueguesa, o golpista foi preso na Grécia e extraditado para Israel em dezembro de 2019. Condenado a 15 meses de prisão, o israelense cumpriu apenas um terço de detenção.

Surpreendentemente, Hayut continuou aplicando outras formas golpes mesmo após ser preso. Em dezembro de 2020, ele fingiu ser um paramédico para conseguir ser vacinado antecipadamente contra a Covid-19 em Israel.