A Netflix mira na China, mas não pretende lançar o serviço de streaming na segunda maior economia do globo. Segundo a CNBC, a companhia está investindo na aquisição e produção original de séries e filmes falados em mandarim para atrair um público de fora do gigante asiático.

Apesar de representar um papel fundamental nos negócios mundiais, a Netflix nunca esteve na China. Em janeiro de 2016, a empresa anunciou a expansão para 130 países, mas o mercado chinês não estava na lista. No entanto, a norte-americana firmou parceiras com empresas locais. Primeiro com a iQiyi – a maior rede de streaming do país -, mas o acordo já foi encerrado, e agora com a Youku, controlada pelo site de compras Alibaba.

No ano passado, a Netflix anunciou o elenco de uma produção própria em mandarim chamada “Nowhere Man”. Em janeiro, começou a produção de mais dois originais, chamados “Triad Princess” e “The Ghost Bride”. As filmagens devem rodar em Taiwan e na Malásia.

Sem avisos prévios, a companhia de streaming disponibilizou no início desta semana o filme Terra à Deriva, considerado o primeiro grande épico espacial do cinema chinês e terceiro filme que mais arrecadou nas bilheterias em 2019.

A Netflix nunca deixou claro o motivo de não entrar no mercado chinês, mas o notório controle das autoridades sobre conteúdos online e as ações de censura indicam algumas razões. O presidente-executivo, Reed Hastings, chegou a falar que a empresa precisaria da permissão do governo para atuar no país.