A Netflix tem uma política restritiva em relação a divulgação de dados de audiência, soltando números a conta gotas, quase sempre favorecendo a empresa. No entanto, um relatório divulgado pela Nielsen nesta semana trouxe números indesejados para o serviço de streaming.

O levantamento levou em conta o mês de outubro de 2018 e trouxe o top 10 de séries mais assistidas no serviço. No primeiro lugar ficou The Office seguido por Friends, Grey’s Anatomy, NCIS, Criminal Minds, Orange is the New Black empatado com Shameless, Supernatural, Parks and Recreation, e Ozark. Destas, apenas duas são produções originais da Netflix, uma notícia péssima em um cenário onde grandes e veteranas produtoras anunciam serviço de streaming próprios. No total, séries de outros produtores foram responsáveis por 72% dos minutos assistidos na Netflix no mês aferido.

Assim como aconteceu em 2018, quando a Netflix teve que desembolsar valor recorde de US$ 100 milhões para manter Friends por mais um ano em seu catálogo. E a situação pode voltar a ocorrer com mais frequência nos próximos meses. A NBCUniversal já anunciou que pretende lançar streaming próprio, que pode tirar da Netflix suas duas séries mais assistidas. A ABC também declarou planos similares, e Grey’s Anatomy está com dias contados.

É importante notar que os dados são referentes a apenas um mês que foi relativamente fraco em termos de lançamentos de originais – a terceira temporada de Demolidor e o lançamento de O Mundo Sombrio de Sabrina – porém, a dependência na Netflix de grandes séries do passado liga um sinal de alerta dos investidores, que podem ver a empresa perder força conforme seus concorrentes lançam serviços próprios.