São Paulo, 24 – A Nestlé informou nesta sexta-feira, 24, que a receita bruta da companhia no primeiro trimestre deste ano recuou 6% na comparação com igual período do ano passado, chegando a 20,81 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 21,36 bilhões) ante 22,18 bilhões de francos suíços obtidos no primeiro trimestre de 2019. Analistas consultados pela FactSet esperavam receita de 21,10 bilhões de francos suíços.

O desempenho trimestral da companhia interrompeu um ciclo de quatro altas seguidas na receita. As vendas da companhia vinham sendo impulsionadas pelo negócio de alimentação para pets – Purina PetCare. A Nestlé disse que desinvestimentos recentes e variações cambiais desfavoráveis contribuíram para a queda na receita. No período, o crescimento orgânico da Nestlé foi de 4,3%.

Segundo a companhia, o crescimento orgânico acelerou puxado pelo incremento nas vendas na América do Norte e na Europa, que compensaram declínio nas vendas acumuladas na China em virtude das restrições de circulação.

A empresa informou também que as vendas de pratos preparados, ração animal e café aceleraram no período, enquanto as vendas de produtos de confeitaria e para uso de culinária profissional diminuíram como consequência da mudança do consumo de fora de casa para o consumo doméstico. As vendas por canais eletrônicos cresceram 29,4% no primeiro trimestre.

Para o acumulado do ano fiscal de 2020, a Nestlé manteve as perspectivas financeiras. “Como ainda é muito cedo para avaliar o impacto total da covid-19, mantemos nossa orientação original para todo o ano de 2020 por enquanto”, disse a empresa, em comunicado divulgado para investidores e imprensa. A empresa informou que estuda a venda de seus negócios de leite de amendoim e mingau de arroz em conserva.