A Nestlé – maior companhia de alimentos do mundo -, também embarcou na onda das carnes produzidas à base de vegetais, também chamadas de carnes fake. A companhia anunciou nesta semana o Awesome Burger, sua primeira investida no novo e lucrativo nicho de negócios, em parceria com a Sweet Earth, uma marca com sede na Califórnia que a Nestlé adquiriu em 2017.

A nova subsidiária já produz carnes vegetarianas, mas não do tipo que tentam imitar o sabor dos hambúrgueres tradicionais. Assim como os produtos da Impossible Food e Beyond Meat – marcas que atualmente dominam o mercado de carne fake -, o lançamento da Nestlé também é projetado para ter gosto de carne, não de vegetais

“A próxima evolução do hambúrguer vegetariano, à medida que o cliente se torna mais popular, é que o hambúrguer se torne mais mainstream ou parecido com carne”, diz a co-fundadora da Sweet Earth, Kelly Swette.

A carne fake da Nestlé será desenvolvida a partir da mistura de proteínas de ervilha e trigo. Segundo os investidores, a carne terá 28 gramas de proteína, contra 20 gramas dos hambúrgueres bovinos. Ela também se mostra como mais saudável por não conter os antibióticos usados na produção animal.

O Awesome Burger está previsto para chegar aos supermercados e lanchonetes até o fim deste ano, após um ano de desenvolvimento e pesquisas. O mercado de proteína com base vegetal está em ampla expansão nos Estados Unidos, movimentado principalmente pela mudança de hábitos e conscientização dos consumidores. Até 2023, o segmento deve alcançar US$ 2,5 bilhões no mercado norte-americano, contra US$ 1,4 bilhão de 2018, segundo levantamento da Euromonitor International. Em todo o mundo, a expectativa é gerar US$ 23 bilhões em 2023.