A Nestlé e a Fonterra assinaram acordo nesta segunda-feira, 12, para vender sua joint venture Dairy Partners Americas (DPA) no Brasil à companhia francesa de lácteos Lactalis, por R$ 700 milhões. Segundo as empresas, o negócio deve ser concluído em meados de 2023 e está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Sob os termos do acordo, a Lactalis do Brasil assumirá os negócios da DPA Brasil, bem como os direitos de propriedade intelectual relacionados ao uso das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle no País, além de uma licença de longo prazo para o uso das marcas Nestlé, Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados. Com a transação, a Lactalis absorverá toda a operação da DPA, incluindo fábricas e centros de distribuição, com seus funcionários, incluindo os colaboradores da sede e a equipe de vendas.

A Fonterra e a Nestlé criaram a DPA em 2003 para fabricar e comercializar produtos lácteos em toda a América Latina. Em 2014, a joint venture redirecionou suas atividades para o Brasil e para a produção de lácteos refrigerados. A participação da Fonterra é de 51% e a da Nestlé, de 49%. A DPA opera duas fábricas, em Araras (SP) e Garanhuns (PE), e emprega 1.300 pessoas. Nestlé, Chamyto, Ninho, Chandelle, Chambinho, Neston e Molico estão entre as marcas mais conhecidas da DPA no Brasil.