Não é no Ristretto, no Arpeggio, no Volluto e no Rosabaya, nem em qualquer outra linha de cafés em cápsulas, que a Nespresso aposta suas fichas para aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente e agilizar o processo de compra em suas lojas.

A nova cápsula de otimismo é o Pix, o recém-lançado meio de transferências instantâneas. A partir deste mês, todas as 34 butiques da rede no País passaram a operar pelo novo sistema, que deve converter, até o fim deste ano, 70% das vendas que antes eram feiras em dinheiro ou débito, segundo Gabriel Nobre, head de Finanças e Tecnologia da Nespresso Brasil.

Como o Pix funciona por leitura de QR Code através do aplicativo do banco ou fintech, o cliente não precisará encarar as filas – que não costumam ser pequenas. Além do Pix, a Nespresso aderiu ao PayPal e Pic Pay. “A empresa tem avaliado também outros potenciais serviços financeiros, principalmente com os parceiros B2B”, afirmou Nobre. A estratégia precisa dar certo.

Desde 2014, depois de perder a patente das cápsulas de alumínio, a Nespresso vem sofrendo com o aumento da concorrência em todo o mundo. Café com Pix, quem sabe, pode ser um caminho.

(Nota publicada na edição 1208 da Revista Dinheiro)