Geral

Negros são os principais alvos de mortes violentas de jovens no Brasil, diz Fórum

Crédito: Roberto Parizotti/ Fotos Públicas

Violência no Brasil é desigual (Crédito: Roberto Parizotti/ Fotos Públicas)

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgaram nesta sexta-feira (22) estudo que mostra que o negro de 15 a 19 anos é o perfil mais comum das mortes de crianças e jovens no Brasil.



+‘Foi por vingança’, diz bisavó de criança estuprada e morta pelo padrasto

De acordo com o levantamento, feito a partir de boletins de ocorrência registrados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal em 2016 e 2020, cerca de 80% dos mortos entre 15 e 18 anos são negros. O número total nessa faixa etária foi de 31 mil mortes, sendo que 25.592 são negras. 

O estudo também observa que, ampliando a idade base para 10 anos, a maioria das vítimas é do sexo masculino (91%) alvo de armas de fogo (83%) e sofreram homicídio doloso (90%). 

Conforme a idade avança, aumenta também a possibilidade de ser morto pela polícia. 16% das mortes entre 10 e 19 anos foram cometidas pela polícia. São Paulo é o estado que mais registra casos do tipo na proporção de mortes violentas. Em 44,4% dos registros, os meninos de 10 a 19 anos morreram em decorrência de intervenção policial.



Outra publicação do Fórum, o Atlas da Violência Pública, também destaca a diferença entre mortes violentas na população negra em geral, vítima de 75% dos homicídios enquanto é 53% da população, segundo o IBGE.

O pesquisador do fórum, Dennis Pacheco diz que a lógica dessa violência vem desde o Brasil colônia e que é urgente que esses jovens deixem de ser considerados culpados pela sociedade que os transforma em alvo. 

“Tanto a segurança pública quanto a segurança privada utilizam diversos estereótipos racistas para justificar sua lógica de funcionamento. Enquanto essa lógica e esse imaginário racista não forem desfeitos, esses meninos continuarão tendo maior risco de serem assassinados”, afirmou ao UOL.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?