O estaleiro holandês Port-Liner irá lançar ainda este ano o primeiro cargueiro 100% elétrico sem emissão de poluentes do mundo. A previsão é de que o projeto – apelidado de “navio Tesla” –  entre em operação em agosto deste ano, porém, por conta da baixa autonomia (apenas 15h), ele só irá operar em águas fluviais.

O plano é que a barcaça – nome técnico da embarcação – opere entre os portos de Roterdã, Amsterdã e Antuérpia, nos Países Baixos, e que seu uso tire de circulação caminhões que normalmente fazem estes trajetos. A projeção é de que o “navio Tesla” tire de circulação 23 mil caminhões por ano.

O projeto ousado custou cerca de 100 milhões de euros (US$ 113.213.500), sendo 7 milhões subsidiados pela União Europeia. O barco terá 52 metros de comprimento ante 6,7 metros de largura, e por não contar com motores, terá 8% a mais de espaço para carga. O plano inicial da Port-Liner é de construir os cinco primeiros barcos menores, capazes de levar 24 contêineres, e depois iniciar o projeto de outros seis, que poderão levar até 280 contêineres.

No entanto, o grande salto do projeto está em suas baterias, quatro no total,  que ficarão guardadas dentro de contêineres, sendo de fácil armazenamento e troca na parada do cargueiro entre os portos.