Um navio de carga desaparecido há mais de um ano ressurgiu na Irlanda nesta segunda-feira (17), segundo o The Guardian.

O MV Alta, de 77 metros, foi abandonado pela tripulação em meados de 2018, na Guiana, após ficar impossibilitado de sofrer reparos. Desde então, o Alta viveu uma odisseia pelo Atlântico.

+Após naufrágio, tripulantes ficam à deriva 13h entre Recife e Fernando de Noronha

Imagens submarinas do HMS Terror podem desvendar mistério de 170 anos

+ Navio chinês que está no Porto de Santos será inspecionado pela Anvisa

A viagem, que passou pelos mares da África, Europa e América teve fim com a chuva de Dennis, no domingo, quando encalhou nas rochas perto de Ballycotton, vila de pescadores no condado de Cork, Irlanda.

As autoridades ainda estudam o que vão fazer com o navio e cientistas ambientais já disseram não ver sinais de poluição visível. Avaliações de risco ainda serão feitas nos próximos dias.

Segundo o Guardian, o Alta foi construído em 1976 e recebeu a bandeira da Tanzânia. Mudou de proprietário em 2017 e estava navegando da Grécia para o Haiti em setembro de 2018, quando foi abandonado por 10 tripulantes, a 2 mil quilômetros de Bermudas.

Os tripulantes foram resgatados por um navio de guarda costeira dos Estados Unidos que os levou a Porto Rico. Rebocado até a Guiana, o Alta acabou sequestrado e ficou desaparecido até agosto de 2019, quando foi avistado por um navio de patrulha da Marinha britânica.

É possível que ele tenha navegado pela África, passado pela Espanha e seguido, então, para a Irlanda.