Sinais estranhos de GPS foram detectados perto da parte norte de São Francisco, Estados Unidos, indicando a chegada de nove navios perto da costa. Mas não havia nada, segundo o site Tech Times.

Bjorn Bergman, que trabalha para os grupos de vigilância ambiental SkyTruth e Global Fishing Watch, notou os sinais do GPS, mas ele e sua equipe não encontraram nada. Mais tarde, descobriu que as embarcações estavam bem distantes de onde indicava o sinal, cerca de mil milhas.

Bergman explicou que em 2019, o mesmo problema aconteceu com seus sinais de GPS. Mas foi identificado que navios chineses estavam na costa e estavam interrompendo deliberadamente o GPS para que não identificassem sua presença. Mas não é o mesmo problema com os navios fantasmas, que estavam a quilômetros de distância.

Para Todd Humphreys, professor associado de Engenharia Aeroespacial e Mecânica de Engenharia da Universidade do Texas em Austin, o evento provavelmente é o resultado de ‘falsificação de GPS’. Ele garantiu que os dispositivos para manipular os sinais de GPS estão agora em todo o mercado e podem ser facilmente comprados.