Imagens de vídeo disponibilizadas recentemente mostram marinheiros ucranianos a aplaudir enquanto afirmam ter destruído um navio de guerra russo: nada mais do que o ‘Vasily Bykov’, o navio-patrulha protagonista do ataque a Snake Island, ou ilha de Zmiinyi.

No ataque, em 24 de fevereiro, os guardas de fronteira ucranianos desafiaram o poder militar russo ao recusarem se render e gritando um sonoro “Vá se f**** ” às forças de ocupação russas.

+ Explosão de mina terrestre deixa 3 mortos e 3 crianças feridas ao norte de Kiev

O bombardeio teria abatido os 13 militares. No entanto, mais tarde, foi revelado que estariam ainda vivos e foram feitos prisioneiros, tendo a imprensa estatal russa mostrado a chegada dos soldados ucranianos em Sebastopol, na Crimeia, onde estariam detidos.

Na nova gravação, compartilhada pela marinha ucraniana, mostrou a defesa do porto de Odessa, no Mar Negro, nas primeiras horas da última segunda-feira, até que um brilho laranja parece mostrar um navio destruído à distância. O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou a filmagem no Facebook, escrevendo: “As unidades do Corpo de Fuzileiros Navais das Forças Armadas da Ucrânia, protegendo a região de Odessa, atingiram um navio inimigo.” Os danos, ainda por confirmar, teriam sido extensos.