Giro

Nave destruidora de asteróides da NASA envia foto a 3 mi de km de distância

Crédito: Reprodução/NASA

A espaçonave abriu seu “olho” duas semanas após decolar de uma base na Califórnia em novembro e agora podemos ter uma imagem de sua viagem. (Crédito: Reprodução/NASA)

Uma espaçonave projetada para colidir com um asteróide a 18 milhões de quilômetros da Terra enviou sua primeira foto do espaço sideral.  O DART (Double Asteroid Redirection Test) está atualmente voando pelo espaço em uma missão no estilo do Armagedom. Seu objetivo é testar a tecnologia que poderia defender a Terra de asteróides potencialmente devastadores no futuro.

A espaçonave abriu seu “olho” duas semanas após decolar de uma base na Califórnia em novembro e agora podemos ter uma imagem de sua viagem. Tirada a cerca de 3 milhões de quilômetros da Terra, a foto levemente granulada foi possível usando a câmera telescópica DRACO a bordo. Os cientistas foram capazes de distinguir cerca de uma dúzia de estrelas, perto de onde as constelações de Perseu, Áries e Touro se cruzam.



+ Padre aconselhará a NASA sobre o que fazer se vida alienígena for descoberta

Mas o DART não deve chegar ao seu destino final até setembro de 2022, então podemos esperar mais fotos durante sua longa jornada. Se a missão for bem-sucedida, ela poderá abrir caminho para um novo sistema de defesa planetário que pode desviar as rochas espaciais antes do impacto.

O esquema espelha o enredo do sucesso de Hollywood “Armageddon”, no qual a NASA leva uma espaçonave até um asteróide para impedi-lo de atingir a Terra. O DART está voando em direção ao asteroide binário Didymos, próximo à Terra, que tem cerca de 740 metros de diâmetro e fica entre as órbitas da Terra e de Marte.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



O DART colidirá com a rocha espacial a 24 mil km/h em uma tentativa de mudar sua trajetória orbital. Depois que o DART colidir com seu alvo, os telescópios da NASA e da ESA na Terra irão se virar sobre ele para verificar se o esquema funcionou.

Um minúsculo cubo lançado junto com a missão irá coletar dados antes, durante e depois do impacto. Os especialistas espaciais já identificaram pelo menos 26.000 dos chamados “objetos próximos à Terra”. Estima-se que 4.700 se enquadram na classificação da NASA como “Objetos Potencialmente Perigosos”.

Imagem enviada pelo DART, projetado para testar a tecnologia que poderia um dia salvar a Terra dos asteróides assassinos.



Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua