Códigos de Ética e compliance são diretrizes que fazem parte dos pilares de qualquer organização em 2022, e uma das empresas globais líder no mercado de consultoria no assunto, a Ethisphere, lança anualmente um ranking das mais éticas companhias no mundo. Em sua 16ª edição, a empresa de Phoenix, Arizona, usa um método de análise proprietário, o Ethics Quotient, que usa mais de 200 pontos de dados relacionados a cultura, ambiente de trabalho, práticas sociais, éticas e atividades de compliance, governança, diversidade, equidade e inclusão, que formam uma cadeia de avaliação bem abrangente. Entre os selecionados está a brasileira Natura & Co, que pela 12ª vez é ranqueada entre as 136 escolhidas, dentro de um universo de 22 países e 45 indústrias.

A Ethisphere faz um comparativo interessante, acompanhando desde 2017 as mais éticas empresas de sua lista comparadas com grandes empresas de capital aberto e com alto market cap: as da lista tiveram desempenho financeiro superior de 24,6 % em relação às demais, não agraciadas. A empresa acredita que isso tenha a ver também com práticas que justamente as colocaram em seu ranking. “Vemos nesses dados que esse comportamento empresarial, ao longo do tempo, leva a resultados financeiros mais fortes”, disse Timothy Erblich, CEO da Ethisphere. Para ele, o momento é agora e os dados são claros: as empresas devem liderar em sustentabilidade, assuntos sociais e governança. “O capitalismo atual e o de amanhã é aquele que demonstra como transformamos nossos ideais em ação”, afirmou o CEO.

Natura&Co: lucro líquido a controladores é de R$ 695,4 mi no 4º trimestre; alta de 292%

A Starbucks, eleita pela 14ª vez, diz que entende que deve ganhar a confiança de seus parceiros, consumidores e comunidade todo dia e que isso deve ir além de focar no lucro. “É uma incrível honra fazer parte da lista e damos o crédito a nossos 400 mil funcionários, que chamamos de ‘parceiros de avental verde’ que chegam todo dia com a mesma missão”, afirmou Kevin Johnson, presidente e CEO da Starbucks Coffee Company. Na América Latina, só o Brasil e a Colômbia (Argos, no ramo de construções) tiveram empresas listadas.

Os Estados Unidos, claro, foram o país com o maior número de empresas no ranking: 100. Entre elas, Apple, AT&T, Canon, John Deere, IBM, HP, Intel, Microsoft e Mastercard. Japão teve duas, incluindo a Sony, o Reino Unido, três, Itália, uma, a Illycaffè. No dia 12 de abril a Ethisphere promoverá uma gala virtual para entrega dos prêmios, com apresentação de keynotes pelo ator e galã oscarizado Matthew McConaughey e o locutor esportivo Ernie Johnson.