Compras

Natal: Confira o vinho ideal para cada momento da ceia

Crédito: Agência Brasil

Confira as melhores opções para harmonização na ceia (Crédito: Agência Brasil)

As opções de vinhos disponíveis no mercado brasileiro estão cada vez maiores. Como muitos rótulos e estilos, muitas vezes fica difícil entender como harmonizar o vinho com aquele prato especial. 



Dois especialistas na bebida dão algumas dicas práticas e rápidas para aproveitar o melhor da bebida na entrada, prato principal e sobremesa para as festas deste final de ano.

+Produção de veículos é a maior do ano e cresce 15,1% em novembro, diz Anfavea 

Vinhos para a entrada 

O professor do curso de Gastronomia do Mackenzie e especialista em vinhos, Daniel Marcus Martins, lembra que geralmente faz bastante calor nas festas de final de ano no país e que a harmonização da entrada da ceia é preciso pensar nesse aspecto. 

“Como estamos no verão, vinhos leves e refrescantes são sempre muito bem-vindos. Se o menu oferecer uma progressão de intensidade em sabores e texturas, assim também poderá ser o desenvolvimento dos vinhos que serão servidos. Com uma entrada mais leve e refrescante, um vinho com tais características poderá ser uma boa opção”, apontou. 

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



O vinho rosé Piscine Stripes pode ser uma boa opção. 

Pratos principais

Peixes

Uma regra antiga que com certeza todo mundo já ouviu é que carne branca se harmoniza com vinho branco e carne vermelha, com vinho tinto. O Gerente de Alimentos e Bebidas do Grande Hotel São Pedro Dijalma Boa Sorte diz que a regra é válida e nos explica o porquê. 

“Essa regra é fundamental, pois as fibras e a presença ou não de sangue das diferentes proteínas, pedem vinhos de estruturas diferentes”, explica. 

Uma boa pedida é o Bellavista Estate Sauvignon Blanc, da Bueno Wines, no caso do peixe. 

Carne Bovina

Se a opção do prato principal for uma carne vermelha, Boa Sorte aponta que o ideal, por conta das fibras desse tipo de proteína, é buscar um vinho tinto com taninos mais presentes. Os estilos Merlot ou Carbernet Franc podem cumprir bem esse papel. 

O italiano Zorzettig Cabernet Franc Friuli Colli Orientali é um exemplar do estilo. 

Já um bom Merlot pode ser encontrado por um preço mais acessível no Brasil. 

Clássicos do Natal 

Já os pratos clássicos de fim de ano, como peru ou pernil, necessitam de outro tipo de bebida para complementar os sabores. Para o primeiro, Dijalma indica um Chardonnay não tão jovem, já que o estilo possui notas amanteigadas que vão harmonizar bem com a ave. 

Já para o assado suíno, ele sugere um Riesling clássico, que possui notas minerais que complementam bem o sabor do porco. 

Confira os preços de alguns Chardonnay presentes no Brasil. 

O Riesling pode ser encontrado por diversos preços.

Vegetariano

Não é porque a sua ceia não vai contar com proteína animal que é necessário renunciar a um bom vinho para acompanhar. As dicas de Dijalma variam conforme o perfil do prato. No caso de uma opção mais leve com ingredientes mais frescos, uma bebida mais leve, como um vinho branco, é o ideal. Já se a receita for mais pesada e condimentada, como uma lentilha ou um feijão, um pinot noir pode ser a escolha certa. 

Sobremesa 

Para encerrar a noite, a sobremesa também pode vir bem acompanhada por um vinho surpreendente. O professor do Mackenzie explica que uma boa harmonização deve potencializar as características de um prato. “Para sobremesas, trata-se de encontrar um vinho que consiga acompanhar a doçura da mesma, proporcionando assim similaridade e harmonia”, apontou Martins.

Um vinho de colheita tardia, com características mais doces, pode surpreender sua família na hora de sobremesas como panetone ou pavês. 


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto