Cada vez mais recorrente, o chamado “phishing” é uma prática criminosa que rouba dados de usuários da internet usando links suspeitos. Segundo dados da ESET, empresa especializada em segurança digital, o mais novo método de phishing rouba contas do Facebook utilizando o próprio Messenger das vítimas.

Nesse golpe do Facebook, é entregue um link encurtado com uma imagem em que o usuário possa curtir. Ao clicar nele, o usuário é remetido a uma página falsa do próprio Facebook, onde os criminosos conseguem coletar e roubar informações pessoais.

+ Veja como não cair em golpes na hora de alugar uma casa na praia
+ Pix: criminosos já criam 30 domínios falsos para aplicar golpes

Como se proteger do phishing?

1 – Observe a URL da página

Um dos caminhos mais fáceis para descobrir se você clicou em um link suspeito e caiu em um site duvidoso é olhar o endereço dele, a URL. Geralmente esses endereços são diferentes dos verdadeiros e podem te mostrar o golpe antes que ele aconteça.

Na URL você também consegue ver se existe um símbolo de cadeado do lado. Esse pode ser um indício de que a página é verdadeira.

2 – Desconfie de ofertas muito boas e que chegam por meios não oficiais

Lembre-se de que as empresas costumam divulgar ofertas e promoções por meio dos canais oficiais, seja no site ou nas redes sociais. Por isso, não clique no link sem antes conferir diretamente com a instituição se aquilo é verdadeiro.

3 – Evite clicar em links suspeitos, mesmo que venham de um contato conhecido

Essas exposições criminosas são frequentemente distribuídas graças aos próprios usuários que compartilham a mensagem com seus contatos. Muitas vezes as pessoas são expostas sem saber e acabam replicando esses links.

4 – Soluções de segurança, como antivírus, nunca são demais

A ESET indica aos seus clientes que seja instalado uma solução de segurança em cada um dos dispositivos conectados à Internet, manter os dispositivos atualizados e evitar compartilhar informações, links ou arquivos sem ter certeza de sua origem.

5 – Mude suas senhas com alguma periodicidade

Quando o seu computador ou celular ficam expostos, suas senhas salvas acabam todas nas mãos dos criminosos. Por isso, é importante que você mude e atualize essas senhas, criando padrões cada vez menos simples e que ajudem a proteger suas informações.