Edição nº 1117 18.04 Ver ediçõs anteriores

Nasce uma associação para divulgar o vinho

Na tentativa de ajudar a aumentar o consumo de vinho no Brasil, setores importantes decidiram se unir e lançar a Pró-Vinho.

Nasce uma associação para divulgar o vinho

O Brasil é o 17o. no ranking dos consumidores de vinho. É uma posição bem modesta para a sétima economia do mundo, ainda mais lembrando que por aqui não há barreiras culturais ou religiosas para o consumo da bebida. Mais: no Brasil, o consumo é de 1,9 litro por ano, contra 20,1 litros anuais da vizinha Argentina ou 50,5 litros de Portugal. Os brasileiros consomem 338 milhões de litros de brancos e tintos por ano, enquanto no líder Estados Unidos este número é de 3,2 bilhões de litros.

Se estes dados, compilados pela Ideal Consulting e pela Winext, apontam para o potencial deste mercado, a realidade mostra que o consumo não cresce. O 1,9 litro per capita, por exemplo, é estável há anos e inclui os vinhos finos (elaborados com uvas viníferas) e os de mesa. Na tentativa de ajudar a mudar esta realidade, setores importantes do mundo do vinho decidiram se unir e lançar a Pró-Vinho. A iniciativa nasce com a participação da ABBA, associação que representa os importadores de vinho; a Abras, que reúne os supermercadistas; a Abrasel, dos bares e restaurantes; e o Ibravin, dos produtores de vinho nacionais, e também consultores, pesquisadores e jornalistas – eu mesma fui convidada a participar no segundo semestre do ano passado, quando o grupo estava em formação.

A união, na minha opinião, mostra um amadurecimento do setor. No discurso de lançamento da Pró-Vinho, por exemplo, Oscar Ló, presidente do Ibravin, lembrou que por muitas vezes a indústria nacional via a bebida importado como inimigo. “Neste momento, estamos todos sentados juntos, buscando um objetivo único, que é o aumento de consumo”, afirmou ele. Adilson Carvalhal Júnior, da ABBA, por sua vez, destaca que a Pró-Vinho é a grande chance que o setor tem para dar um salto diferente, de crescimento.

A ideia do Pró-Vinho é pensar e fomentar ações que ajudem a divulgar a cultura e aumentar o consumo da bebida no Brasil. A principal ferramenta é um site que em breve deve disponibilizar campanhas, que podem ser acessadas e replicadas por todos que quiserem promover estas ações em seus estabelecimentos. Mensalmente, os membros do Pró-Vinho se reúnem para pensar nestas ações. É um trabalho voluntário, aberto a quem mais quiser contribuir com este objetivo.


Mais posts

A importância crescente do enoturismo

A francesa Alice Tourbier, do Les Sources de Caudalie, é o principal destaque do Invino Wine Travel Summit, que acontece nesta [...]

Brasil e Chile fazem acordo de equivalência para produtos orgânicos

Os dois países vão reconhecer a certificação válida no país de origem

Por que a Salton é a marca número 1 de vinho do Brasil?

Pesquisa da inglesa Wine Intelligence aponta que a vinícola é a marca de vinhos mais forte no País

Mulheres e vinho: a presença crescente das sommelières no Brasil

Annas, Gabrielas, Jô, Marias, Julianas são exemplos de mulheres que estão escrevendo a história do serviço do vinho em nosso país

Viviana Navarrete e os desafios das mulheres nas vinícolas chilenas

Principal enóloga da Viña Leyda, ela conta como venceu os desafios para chegar à liderança após muito trabalho, dedicação e perseverança,
Ver mais

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.