A agência espacial americana, Nasa, apresentou um novo mega telescópio, que será enviado ao espaço em 18 de dezembro. O James Webb vai complementar a captação de imagens do Hubble, há 31 anos em órbita.

De acordo com a BBC internacional, o James Webb tem 6,5 toneladas de massa e consegue enxergar objetos muito longíquos no espaço, como estrelas, galáxias e exoplanetas. + Lançamento de missão da Nasa e da SpaceX à ISS é adiada por mau tempo
+ Nasa diz que devemos estar preparados para descobrir vida fora da Terra

Instagram will load in the frontend.

Segundo a Nasa, o objeto vai “alterar de forma fundamental o nosso entendimento sobre o universo” A agência considera o lançamento do telescópio um marco semelhante às missões que levaram o homem à lua, ainda em 1969.

O James Webb tem espelho primário de 6,5 metros de diâmetro, quase três vezes maior que o Hubble, e consegue captar mais luz e com mais alcance que o Hubble. Os cientistas esperam enxergar, com isso, as primeiras galáxias que se formaram no início do Universo.

O aparelho, que consegue detectar imagens em infravermelho e custou U$ 10 bilhões, vai ficar a 1,5 milhões de km da Terra – o Hubble orbita a 570 km acima do planeta azul.