O projeto da sonda lunar da SpaceX para a NASA foi suspenso depois que as empresas rivais, Dynetics e Blue Origin, de Jeff Bezos, contestaram a licitação, segundo a Busines Insider.

A agência espacial dos EUA disse à SpaceX para interromper seu trabalho no projeto, que visa pousar humanos na Lua já em 2024, até que a disputa seja resolvida.

+ Nasa extrai oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte

Na reclamação da Dynetics, que foi co-assinada pela Blue Origin, a empresa argumenta que a NASA deveria ter retirado seu pedido de licitação para o projeto lunar, uma vez que ficou claro que não tinha financiamento suficiente para prosseguir com as duas empresas, pois tinha originalmente planejado.

Ao premiar apenas a SpaceX, argumentou Dynetics, a NASA escolheu “a opção mais anticompetitiva e de alto risco disponível”. A SpaceX recebeu o contrato exclusivo de US $ 2,9 bilhões no início deste mês, após licitar um preço muito mais baixo do que os concorrentes oferecidos, disse a NASA.

A mudança foi recebida com ceticismo da equipe da Blue Origin, que entrou com um protesto de 50 páginas. Em um comunicado ao Insider no início desta semana, a empresa de Bezos descreveu o prêmio como “falho”, acrescentando que a NASA “mexeu uns pauzinhos último minuto”.

Em seu processo, a Blue Origin disse que a NASA estabeleceu uma meta de custo de projeto de US $ 6 bilhões – mais do que o dobro da proposta de US $ 2,9 bilhões da SpaceX. A empresa disse que a NASA negociou um preço proposto com a SpaceX, mas não com a Blue Origin, o que considerou injusto.

A NASA respondeu dizendo que as preocupações com o orçamento e a falta de financiamento do Congresso significava que ela tinha que ir com um único competidor. A agência teria recebido cerca de um quarto da alocação orçamentária total de US $ 3,3 bilhões solicitada para 2021.