Por Steve Gorman

(Reuters) – Os grandes macacões brancos usados por Neil Armstrong e seus colegas astronautas da Apollo meio século atrás estão fora de moda. A alta costura lunar agora exige algo mais justo e apropriado para homens e mulheres.

A Nasa revelou na quarta-feira o primeiro protótipo de um traje espacial de última geração recém-projetado, especialmente adaptado e com acessórios para os próximos astronautas que devem se aventurar na superfície da lua nos próximos anos.

O mais recente em trajes lunares foi exibido no Johnson Space Center em Houston durante um evento organizado para a mídia e estudantes pela Axiom Space, a empresa com sede no Texas contratada pela Nasa para construir trajes para Artemis, sucessor do programa lunar Apollo.

A missão Artemis I, o lançamento inaugural do poderoso foguete da Nasa e sua recém-construída espaçonave Orion em um voo de teste sem tripulação ao redor da lua e de volta, foi concluída com sucesso em dezembro.

A Nasa e a Agência Espacial Canadense planejam anunciar os quatro astronautas escolhidos para voar já no próximo ano na Artemis II, outra missão de ida e volta.

Esse voo, se bem-sucedido, abrirá caminho para uma expedição planejada com astronauta Artemis III à superfície lunar – a primeira ao pólo sul da lua – mais à frente na década. Será a primeira a enviar uma mulher para andar na lua.

O chefe da Nasa, Bill Nelson, disse que os novos trajes espaciais “abrirão oportunidades para mais pessoas explorarem e conduzirem ciência na lua do que nunca”.

Todos os 12 astronautas da Nasa que pousaram na lua durante um total de seis missões Apollo de 1969 a 1972 eram homens brancos.