Imagens capturadas pela Nasa revelam “rios de ouro” pela floresta Amazônica, na região de Madre de Dios, no sudeste do Peru. A agência espacial dos Estados Unidos explicou que as fotos mostram a extensão da extração ilegal de ouro em poços que aparecem como bacias cheias de água, rodeadas de lama.

De acordo com matéria da BBC, as condições climáticas favoreceram a captação das fotos, já que os poços são iluminados pela luz solar. Elas foram tiradas por um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS) em dezembro e, desde sua publicação, viralizaram nas redes sociais.

+ Inteligência artificial usa exames do coração para prever riscos de morte

A área é um foco de biodiversidade e a indústria extrativa levou ao desmatamento extensivo e à destruição de importantes habitats. Essa mineração também está envenenando as comunidades locais, já que o mercúrio é usado em grande quantidade para extrair o ouro.

Em janeiro de 2019, um estudo constatou que o desmatamento causado pela mineração de ouro destruiu cerca de 9 mil hectares da Amazônia peruana em 2018, segundo o grupo de Monitoramento do Projeto Amazônia Andina. Em 2012, já havia cerca de 30 mil mineiros ilegais trabalhando na região.