Giro

NASA registrou dois grandes tremores em Marte

Crédito: Reprodução/NASA

Os novos terremotos ocorreram durante o verão no norte de Marte, que é a melhor época para ouvi-los, à medida que os ventos ficam mais calmos. (Crédito: Reprodução/NASA)

A NASA divulgou um comunicado relatando a detecção de dois fortes terremotos em Marte, semelhantes aos registrados na Terra. Não é a primeira vez que isso acontece, e desta vez os terremotos foram ligeiramente mais baixos em intensidade do que os registrados anteriormente.

Os terremotos em Marte são sempre registrados na mesma área: Cerberus Fossae. Embora o planeta vermelho não tenha placas tectônicas como a Terra, esta região é aparentemente um local sismicamente ativo, pois possui algumas fissuras.

+ EUA lembram à América Central que têm ‘fronteiras fechadas’ para imigração ilegal

Os tremores ocorreram em 18 de março, e sua magnitude foi de 3,3 e 3,1. No dia 7 de março, outras duas foram capturadas, no mesmo local, de magnitude um pouco superior: 3,6 e 3,5.



O astrônomo Taichi Kawamura, do Institut de Physique du Globe em Paris, França, disse: “Ao longo da missão, vimos dois tipos diferentes de ‘marsquakes’ (nome que dão ao terremo em Marte): um que se parece mais com a Lua e o outro mais com a Terra”, explicou Kawamura. Em nosso planeta, as ondas de terremotos viajam mais diretamente, enquanto na Lua elas tendem a ser muito dispersas. Para o astrônomo, os terremotos em Marte estão em algum ponto intermediário.

Os novos terremotos ocorreram durante o verão no norte de Marte, que é a melhor época para ouvi-los, à medida que os ventos ficam mais calmos. Para John Clinton, um sismólogo que investiga marsquakes, “é maravilhoso re-observar os marsquakes após um longo período de registro do ruído do vento.” “Um ano marciano depois, agora somos muito mais rápidos para caracterizar a atividade sísmica no planeta vermelho”, disse Clinton.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km