Jogar lixo não é apenas um problema aqui na Terra – é também um problema no espaço sideral. Na semana passada, seguindo ordens da NASA, a Estação Espacial Internacional lançou uma pilha de lixo espacial de 2,9 toneladas na órbita baixa da Terra, onde permanecerá por vários anos antes de entrar na atmosfera.

+ Veja como enviar o seu nome para a Marte na próxima missão da Nasa

Jogar lixo no espaço é tão ruim quanto lixo na Terra? Conforme relatado pela Spaceflight Now, entre 2017 e 2020, várias dezenas de unidades de armazenamento de energia de íon-lítio foram entregues à Estação Espacial Internacional (ISS), que os astronautas usaram para substituir as baterias de níquel-hidrogênio desatualizadas. Ao longo dos anos, os astronautas que visitaram a ISS substituíram as baterias e montaram as antigas em paletes de carga HTV.

Em maio de 2020, um dos navios de carga do Japão levou um palete externo para a Estação Espacial Internacional e os astronautas carregaram todas as baterias de níquel-hidrogênio antigas. Então, na última quinta-feira, 11, os controladores de solo instruíram a ISS a colocar o palete de carga em órbita. A NASA prevê que o palete permanecerá em órbita por cerca de dois a quatro anos, após os quais ele irá reentrar na atmosfera da Terra e queimar, sem causar danos aos terráqueos.

O palete de lixo espacial pesa cerca de 2,9 toneladas e é aproximadamente do tamanho de um grande SUV, de acordo com a NASA. Este é o maior pacote de lixo espacial que a ISS descartou desde 2007.