A Nasa lança nesta quarta-feira (24), às 3h20 de Brasília, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, a missão Dart (teste de redirecionamento duplo de asteroides, na sigla em inglês). A nave vai colidir com um asteroide em setembro de 2022 para realizar um teste de desvio de órbita, segundo a CNN internacional.

Primeira missão de “defesa planetária”, o projeto quer avaliar a quantidade de força necessária para evitar que um corpo espacial se choque contra a Terra. A ideia é exatamente a mesma exibida pelo filme “Armageddon” (1998).

+ SpaceX e Nasa enviam terceira missão comercial à Estação Espacial Internacional
+ Nasa diz que missão de astronautas dos EUA à Lua irá esperar até 2025

A missão vai atingir o asteroide Didymos, de 780 metros de diâmetro, que está a 11 milhões de quilômetros da Terra. A nave irá se chocar contra a lua Dimorphos, de 160 metros de diâmetro, a uma velocidade de 24 mil km/h.

Com o choque na pequena lua do asteroide, a Nasa deseja estudar como será o desvio de órbita de ambos os corpos celestes em uma medida preventiva de cataclismas terrestres. Os impactos serão observados por um satélite enviado em conjunto pela Agência Italiana Espacial em seu primeiro projeto espacial.

De acordo com a Nasa, o impacto deve reduzir a órbita do asteroide em 1%, mas a agência deseja estudar o ângulo de impacto, o aspecto da superfície do asteroide, sua massa e composição, fatores que podem influenciar no desvio da rota.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, esta é a primeira vez que humanos alteram a dinâmica de um corpo do sistema solar com a possibilidade de analisar suas consequências.

A Nasa transmite ao vivo o lançamento em seu canal no Youtube.