Depois de 30 anos de espera e diversos adiamentos, o telescópio James Webb, o maior e mais potente já construído na história, será enviado nestes sábado (25) ao espaço. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o lançamento do foguete Ariane 5 será realizado a partir das 9h20 (de Brasília), na Guiana Francesa.

O projeto é uma colaboração entre a ESA, a Nasa e a Agência Espacial Canadense (CSA). A imprensa americana estima que a construção do telescópio, que levou mais de 20 anos, tenha custado aproximadamente U$ 10 bilhões. O James Webb Space Telescope foi concebido em 1989 e homenageia um ex-diretor da Nassa.

+ Telescópio James Webb está pronto para explorar o Universo
+ Lançamento do telescópio James Webb volta a ser adiado pelo mau tempo

O lançamento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Nasa: YouTube, Facebook, Twitter e Twitch.

Por que é tão importante?

O James Webb possui 6,5 metros de diâmetro, quase três vezes maior que o telescópio Hubble, e promete uma revolução sobre o entendimento da origem da vida. O James Webb usará luz infravermelha, imperceptível ao olho humano e ao Hubble, para estudar a formação das primeiras estrelas e galáxias.

Segundo a Nasa, o objeto vai “alterar de forma fundamental o nosso entendimento sobre o universo”. A agência espacial americana considera o lançamento do telescópio um marco semelhante às missões que levaram o homem à lua, ainda em 1969.

O telescópio, que tem 6,5 toneladas de massa segundo a BBC internacional, vai ficar a 1,5 milhão de km da Terra – o Hubble orbita a 570 km do planeta. A viagem espacial deve durar 30 dias.

Instagram will load in the frontend.