A SpaceX é conhecida por seus lançamentos e pousos dramáticos, e agora conseguiu outro contrato de lançamento de alto nível com a NASA. A agência escolheu a empresa de foguetes de Elon Musk para enviar os componentes iniciais da sua tão aguardada estação lunar Gateway.

A estação orbital Gateway será menor que a Estação Espacial Internacional, e vai funcionar a milhares de quilômetros de distância da superfície lunar. A ideia é que a estação sirva como um ponto de apoio aos futuros astronautas do programa Artemis que vão para a órbita da Lua com a cápsula Orion, além daqueles que irão à superfície do nosso satélite natural. Hoje, a NASA conta com a colaboração de parceiros internacionais no desenvolvimento da estação, como a Agência Espacial Europeia e a JAXA, agência espacial do Japão.

+ SpaceX, a primeira missão espacial comercial vai acontecer este ano

Especificamente, um sistema de foguete SpaceX Falcon Heavy lançará o Elemento de Força e Propulsão (PPE) e o Posto Avançado de Habitação e Logística (HALO), que são as partes principais do Portal.

O HALO é o alojamento pressurizado que hospedará os astronautas visitantes. O PPE é semelhante ao motor e aos sistemas que mantêm tudo funcionando. A NASA o descreve como “uma espaçonave de propulsão elétrica solar da classe de 60 quilowatts que também fornecerá energia, comunicações de alta velocidade, controle de atitude e a capacidade de mover o Portal para diferentes órbitas lunares.”

O Falcon Heavy é a configuração de levantamento pesado da SpaceX, que consiste em três boosters Falcon 9 amarrados juntos, encimado por um segundo estágio e a carga útil.

Desde sua estreia em 2018 levantando o Tesla de Elon Musk em direção a Marte em uma demonstração amplamente vista, um Falcon Heavy voou apenas duas outras vezes. O Falcon Heavy está programado para lançar um par de satélites militares ainda este ano e também para lançar a missão Psyche da NASA em 2022.

O contrato fechado pela NASA com a SpaceX foi no valor total de U$ 331,8 milhões. Tudo deverá ocorrer em maio de 2024, no Kennedy Space Center.