Giro

NASA compartilhou uma foto de um “mar de dunas” em Marte

Crédito: Reprodução/NASA

Para comemorar o aniversário de 20 anos da espaçonave Odyssey orbitando Marte, a NASA divulgou a imagem que descobriu no planeta. (Crédito: Reprodução/NASA)

A NASA publicou imagens surpreendentes de um mar de dunas azuis que cobrem a superfície do planeta Marte. É uma série de fotografias reunidas para criar uma única, que foram capturadas pela sonda Mars Odyssey entre dezembro de 2002 e novembro de 2004.

Para comemorar o aniversário de 20 anos da espaçonave Odyssey orbitando Marte, a NASA divulgou a imagem que descobriu no planeta.

+ Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério

A imagem em cores falsas (onde a cor representa a temperatura) foi obtida usando o sistema de imagem por emissão térmica da Odyssey e foi criada usando uma série de imagens que levou cerca de dois anos para ser capturada.

Se você está se perguntando o que está olhando, a imagem mostra um mar do tamanho do estado americano Texas de dunas esculpidas pelo vento ao redor da calota polar norte de Marte. As temperaturas frias são representadas em tons mais azuis e as temperaturas quentes são em amarelo e laranja.

A fotografia foi fundamental para ajudar os cientistas a descobrir onde a água é armazenada no planeta vermelho e, desde então, foi confirmado pela sonda Phoenix que ela está lá. A imagem foi um grande passo na compreensão dos ciclos da água do planeta e confirma ainda mais que, em um ponto, Marte poderia ter sido um planeta vivo.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel