Os cientistas divulgaram o misterioso áudio de Hans Zimmer capturado de um buraco negro no centro do aglomerado de galáxias de Perseu.

As ondas sonoras reais foram descobertas em dados registrados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA e foram traduzidas de dados astronômicos em som audível por humanos.

Os astrônomos descobriram pela primeira vez que as ondulações no gás quente ao redor do buraco negro de Perseu poderiam ser traduzidas em som.

+ Garoto de 8 anos descobre possível asteroide e é reconhecido pela Nasa

A NASA disse que era um “equívoco popular que não há som no espaço” com base no fato de que, como a maior parte do espaço é um vácuo, não há meio para as ondas sonoras se propagarem.

Os aglomerados de galáxias têm “quantidades copiosas de gás que envolvem as centenas ou mesmo milhares de galáxias… fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem”, explicou a agência.

A chamada sonificação diferia dos esforços anteriores que simplesmente traduziam dados astronômicos em uma forma auditiva – apresentando diferentes instrumentos – mas usando as ondas sonoras reais observadas.

A NASA explicou que as ondas sonoras foram ressintetizadas no alcance da audição humana “escalando-as para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro”, mas não foram reproduzidas usando violinos ou outros instrumentos.

O áudio resultante soa assustadoramente como uma trilha sonora de Hans Zimmer, o compositor que escreveu as trilhas sonoras de sucessos de ficção científica, incluindo Blade Runner 2049 e Interestelar.