Mundo

Nasa busca solução para astronautas lavarem a roupa no espaço

Crédito: Arquivo / Reuters

A Nasa está planejando realizar uma série de experimentos usando detergentes da Procter and Gamble (Crédito: Arquivo / Reuters)

(Reuters) – Já se perguntou como os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional lavam a roupa? Eles não lavam, na verdade, e a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) está trabalhando duro para resolver esta que é uma das tarefas mais espinhosas no espaço.

A Nasa está planejando realizar uma série de experimentos usando detergentes da Procter and Gamble desenvolvidos especialmente para encontrar uma solução de longo prazo para o problema, disse a gigante norte-americana de produtos para o consumidor nesta terça-feira.

+ Helicóptero da NASA se prepara para percorrer novas distâncias em mais um voo arriscado em Marte

Devido à natureza vital da água nas missões espaciais, os astronautas simplesmente jogam fora as roupas usadas, tranquilizados por saber que elas se desintegrarão ao reentrarem na atmosfera.



Como resultado, a Nasa envia cerca de 72,5 quilos de roupas por tripulante à estação por ano.

No longo prazo, como a agência dos EUA e a empresa Space X ambicionam missões tripuladas a Marte, é preciso haver uma solução mais sustentável.

Batizados de Nasa Tide, nome semelhante ao principal detergente em pó da P&G, os primeiros testes do novo detergente para avaliar os efeitos da microgravidade e da radiação acontecerão em um voo de carga à Estação Especial no ano que vem e, subsequentemente, na própria estação.

A P&G também enviará algum equipamento adicional de tratamento e análise de imagens, embora a EEI tenha a maior parte do equipamento necessário para os testes.

Experimentos idênticos serão realizados na Terra ao mesmo tempo usando os mesmos materiais para estudar as diferenças, disse a P&G.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago