A caminhada no espaço dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), que estava programada para hoje (30), foi adiada após a Nasa emitir um alerta de risco de destroços. 

A agência espacial norte-americana (Nasa) confirmou os rumores que destroços poderiam afetar sua missão na ISS. Os boatos começaram a aparecer na mídia após a Rússia completar um experimento na eliminação de satélite. Diante desse risco, a Nasa informou que a caminhada dos astronautas não poderia ocorrer “até que mais informações sejam disponibilizadas”. 

Thomas Marshburn e Kayla Harrison seriam os realizadores da caminhada espacial programada para hoje. 

Teste Russo

O teste militar do governo russo, realizado na semana passada, disparou um míssil contra um satélite soviético sem funcionamento, ação que gerou mais de 1.500 destroços, de diversos tamanhos, no espaço. 

A intenção da Rússia era elaborar um método para combater o problema do lixo espacial. Existem mais de 300 mil peças com 10 centímetros ou mais vagando nas redondezas do planeta Terra, segundo apontam pesquisas da Nasa. Muitos desses fragmentos de satélites oferecem riscos para missões espaciais.  

Como no vácuo espacial não existe atrito, ou força contrária ao movimento, os destroços permanecem com a mesma velocidade originária do impacto inicial. Assim, a velocidade e potência que esses destroços foram arremessados podem causar avarias em outros satélites e até mesmo na ISS. Fato que gerou críticas internacionais ao teste da Rússia.