Os atores Ashton Kutcher e Mila Kunis revelaram em entrevista recente ao podcast “Armchair Expert”, que lavam apenas as partes íntimas todos os dias e não dão banho nos dois filhos (um de 6 anos e outro de 8 anos) com muita frequência. Segundo o casal, as crianças tomam banho apenas quando estão, de fato, sujos.

Kunis comentou que não tinha água quente em casa e não tomava muito banho quando era criança. Sua rotina essencial inclui apenas lavar o rosto duas vezes por dia, enquanto Kutcher lava as axilas e virilha diariamente, além de limpar o rosto após voltar da academia.

+ Doria anuncia novo plano de flexibilização com comércio aberto até 00h

A revelação dos dois reacendeu na internet o debate sobre a necessidade do banho e, como não poderia ser diferente, teve gente que não perdoou a revelação. No Twitter, os dois entraram para o Trending Topics dessa quarta-feira (28) e muitas pessoas estão criticando o hábito de higiene da família Kutcher.

Até o ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum retornou para lembrar que “banho é muito bom”.

Mas existe uma regra para se manter limpo, ou tomar banho todos os dias é apenas uma questão de perfumaria? Tomar banhos longos é prejudicial para a pele? E a resistência imunológica cai com banhos constantes? Veja a seguir algumas respostas para essas perguntas:

Quantos banhos por semana são essenciais para a higiene?

Bom, se você gosta de tomar banho mais de uma vez por dia, não existe uma regra indicando que o seu hábito é danoso para a pele. Agora, passar de dois dias sem se lavar, como a família Kutcher, pode, sim, gerar problemas. Por outro lado, quem apresenta algum tipo de patologia cutânea, como psoríase e micose, por exemplo, excesso de banho é problema na certa.

“Excesso de banho pode ser prejudicial, da mesma forma que menos banho também”, apontou Anber Ancel Tanaka, professor de Dermatologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). Para o especialista, é necessário sempre levar em consideração o tipo de pele da pessoa (quem sua demais precisa se higienizar de uma forma mais completa para evitar infecções, por exemplo) e o tipo de ambiente que ela expõe a pele (ambientes poluídos demandam cuidados redobrados).

Tomar banhos longos tira a proteção da pele?

Sim, e a explicação é simples: quanto mais tempo você passa no chuveiro, mais desidratada a sua pele fica. De acordo com o professor Tanaka, o ideal é não tomar banhos que ultrapassem 10 minutos para evitar a retirada do chamado manto hidrolipídico, que serve como uma proteção da pele contra alergias.

Existe uma temperatura ideal para tomar banho?

A recomendação médica é tomar banho em uma temperatura próxima à corporal, em torno de 37 graus. Mas e como fazer em períodos de inverno rigoroso, como a que passam algumas regiões do Brasil neste momento? A resposta é a seguinte:

“A dica é aquecer o ambiente que você vai tomar banho. Se o ambiente está muito frio, você tende a tomar banho em temperatura mais altas”, indica o especialista, que não condena banhos quentes e diz que toma-los “um dia ou outro não atrapalha na saúde da sua pele”.

Tomar banho todos os dias diminui resistência imunológica?

Em tempos de pandemia e de desinformação sobre o que aumenta ou diminui nossa resistência imunológica, teorias como esta podem surgir principalmente entre os que não são adeptos do banho.

“Não existe nenhum fundamento com relação a isso. Ainda mais para a nossa população, que mantém o hábito de tomar banho todos os dias, se lavar todos os dias não indica que estamos mais suscetíveis a problemas imunológicos”, assegurou o dermatologista.

Hidrate-se no inverno

A dica do especialista é hidratar-se no inverno e evitar ressecamentos na pele. Segundo Tanaka, temos a ideia de que o frio resseca nossa pele automaticamente, mas isso pode estar relacionado à baixa ingestão de líquidos. Passar um hidratante corporal também é um ótimo aliado.

“No frio tendemos a ingerir menos água e isso ajuda a ressecar a pele. Então, podemos hidratar mais a nossa pele bebendo mais água e ajuda-la a se manter saudável”, disse.

Para ouvir a participação de Kutcher e Kunis no podcast, clique aqui.