DINHEIRO ? Por que envolver a SDE na briga entre os provedores pagos e gratuitos? MILTON CAMARGO ? Não existe acesso gratuito. É preciso acabar com essa falsa percepção e um posicionamento da SDE será muito útil nesse sentido. Alguém sustenta esse modelo de negócio e não são as operadoras de telefonia.

DINHEIRO ? Então quem paga essa conta?
MILTON CAMARGO ? Os milhões de brasileiros donos de telefones, principalmente os mais pobres que não possuem computador em suas residências e financiam indiretamente as classes A e B, as grandes beneficiárias da internet grátis. É ingenuidade acreditar que as operadoras não repassam para os seus custos o dinheiro que gastam com os seus provedores gratuitos.

DINHEIRO ? Qual o problema dessa estratégia?
MILTON CAMARGO ? É Robin Hood ao contrário: retirar dos pobres e
transferir para os ricos.

DINHEIRO ? Qual é a maior reclamação dos provedores pagos?
MILTON CAMARGO ? É uma concorrência absolutamente desleal porque não temos acesso a esse tipo de receita que chega de uma concessionária de telefonia pública, que em tese deveria aplicar isonomia para todos os seus clientes.

DINHEIRO ? O sr. defende uma intervenção da Agência Nacional de Telecomunicações nesse caso?
MILTON CAMARGO ? Sim. Há dois problemas muito sérios nesse assunto. O
primeiro é social. Como já falei, os mais pobres subsidiam os mais ricos e é
dever do Estado enfrentar essa questão. O segundo problema é econômico,
porque afeta as leis básicas da livre concorrência. A atual situação pode levar
a um futuro outro no qual não exista concorrência no acesso à internet no
País e tudo fique sob controle das operadoras.

DINHEIRO ? A AOL tem muitas dificuldades em atuar em um mercado com essas características?
MILTON CAMARGO ? É um desafio, mas estamos fortalecendo nossas posições, especialmente na área de conteúdo próprio e no desenvolvimento de ferramentas como o nosso comunicador instantâneo.

DINHEIRO ? Qual o tipo de prejuízo que a internet gratuita provoca no seu negócio?
MILTON CAMARGO ? É direto em nossa receita. Cerca de 70% dos 12 milhões de usuários de internet acessam a rede por provedores ?gratuitos?. Restam 30% do mercado para ser disputado pelas empresas que cobram por esse serviço e que investem com seus próprios recursos em marketing, infra-estrutura e conteúdo.

DINHEIRO ? O acesso por banda larga é uma tendência de mercado.
O sr. acha que ela terá um efeito sob os provedores gratuitos?
MILTON CAMARGO ? O custo ainda não é acessível. No final do mês, a conta
pesa no bolso o mesmo que uma paga.