Economia

Não erre como Gabriela Pugliesi: o que fazer quando transferir dinheiro para a pessoa errada

Crédito: Reprodução/YouTube

A influenciadora Gabriela Pugliesi transferiu dinheiro para uma conta errada e pediu ajuda no Instagram (Crédito: Reprodução/YouTube)

A influenciadora Gabriela Pugliesi recorreu às redes para pedir ajuda ao seguidores nesta quarta-feira (24). Acontece que ela transferiu uma quantia alta de dinheiro para uma conta bancária errada e estava sem opções de estorno, já que o banco afirmou que não poderia fazer nada para recuperar o dinheiro.

“Eu simplesmente estou desesperada e se eu estou vindo aqui agora é porque eu preciso de ajuda real. Eu já tentei com pessoas e acho que aqui alguém pode me ajudar. Minha cabeça está tão bizarra que eu fiz um depósito numa conta que existe, de uma pessoa que eu não tenho ideia de quem seja, eu não lembro e foi creditado”, disse ela nos stories do Instagram.

+ Saiba os tipos de golpes e fraudes no PIX e aprenda a evitá-los
+ BC pode liberar saque de dinheiro no comércio com Pix em junho

Como o banco não apresentou uma saída para ela, Pugliesi conseguiu descobrir que a pessoa que recebeu o dinheiro mora em Presidente Prudente, interior de São Paulo, indicou o nome dela e pediu para os seguidores a encontrarem.

“Então, Silvana, você que é de Presidente Prudente, que recebeu uma quantia muito alta no meu nome, infelizmente não é presente. Queria muito esse dinheiro de volta”, continuou ela.

Duas horas depois, Pugliesi postou mais um vídeo, agora dizendo que uma de suas seguidoras encontraram Silvana Aparecida Rodrigues e o problema foi resolvido.

Dá para cancelar uma transferência errada?

Se você fez uma transferência errada e não sabe o que fazer, o primeiro passo é entrar em contato com o banco. Algumas modalidades de transferência são mais fáceis de resolver e recuperar o dinheiro. Veja:

– Se a transferência errada foi feita via DOC, você pode cancelar a operação até as 16h do mesmo dia em que foi emitido, entrando em contato com o banco. Se foi um DOC agendado, o cancelamento pode ser feito até 23h59 do dia anterior à realização da transferência.

– Agora, se a transferência foi via TED, a operação pode ser cancelada se foi feita após as 17h ou fora de dias úteis, já que a transferência é sempre realizada no dia útil seguinte. Você pode cancelar a operação pelo aplicativo do banco, no site, ou entrando em contato com a instituição financeira. Se a transferência aconteceu durante o expediente bancário, a única opção é conversar com a pessoa que recebeu e pedir a devolução.

– O Pix, nova modalidade de pagamentos do Banco Central, que possibilita as transferências 24h por dia, inclusive nos finais de semanas, não pode ser cancelado. Uma vez efetivada, não há chances de recuperar o valor, a não ser que você faça como Gabriela Pugliesi e encontre a pessoa para pedir a devolução.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel