Com a chegada da tecnologia 5G a São Paulo nesta quinta-feira (4), muitos usuários estão relatando instabilidade e dificuldade de acesso. Trata-se de algo esperado, já que o número de antenas que transmitem 5G ainda são uma pequena fração daquelas que transmitem 4G na cidade.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram 1.378 pedidos de licenciamento de antenas na cidade de São Paulo para a transmissão 5G, número que equivale a cerca de 30% das 4.592 antenas que transmitem 4G. Cabe ressaltar que o número de pedidos não necessariamente significa que todas as antenas já estão em operação, ou seja, a relação pode ser ainda menor do que 30%.

Saiba identificar e acessar a tecnologia 5G no seu celular

5G em São Paulo: Veja as regiões em que o sinal terá melhor desempenho

Além disso, o acesso depende também da cobertura específica que cada operadora oferece aos seus clientes. A operadora Vivo, por exemplo, ativou o 5G em São Paulo, mas apenas em um total de 54 bairros. Já a Claro afirma que está presente em 52 bairros da capital paulista.

Nessa batalha de operadoras, a TIM aparenta estar um pouco à frente, pois afirma que já está disponibilizando a tecnologia para 90% da população da cidade e em todos os bairros.

Caso você não esteja conseguindo acessar o 5G por instabilidade ou porque sua região ainda não tem antenas suficientes, basta configurar o celular para voltar à rede 4G e usar a rede mais antiga, mas com maior cobertura e estabilidade.

Android

  1. Vá ao menu “Configurações”;
  2. Selecione “Conexões”;
  3. Clique em “Redes móveis”;
  4. Em Redes Móveis, deve aparecer um espaço denominado “Seleção de Banda”, que permite escolher entre redes 3G, 4G e 5G (alguns ainda permitem escolher 2G);
  5. Ao entrar nessa aba, você pode escolher entre “seleção automática”, de forma a deixar o celular procurar a melhor banda disponível, ou selecionar “apenas 4G”, o que forçará o celular a usar apenas essa rede móvel e evitar que ele fique tentando acessar a rede 5G.

iOS

Já no caso do iOS, sistema de iPhones e iPads, basta fazer o seguinte, de acordo com o site Tilt do UOL:

  1. Acesse o menu “Configurações”;
  2. Escolha a opção “Celular”;
  3. Toque em “Opções de Dados de Celular”;
  4. Toque em “Dados e voz”;
  5. Selecione uma rede sem 5G no nome.

Com a chegada da nova tecnologia e os relatos de instabilidade, alguns usuários do Twitter aproveitaram para comentar a situação de forma irônica: