Mas existem exceções. Uma delas é o levantamento feito pela publicação americana Fast Company, que inclui dez empresas brasileiras entre as 50 mais inovadoras do mundo. A relação não traz uma ordem hierárquica, contudo salta aos olhos o destaque dado ao dublê de estilista e empresário Oskar Metsavaht, dono da grife Osklen. 

10.jpg

Um dos pioneiros na moda sustentável no Brasil, ele utiliza em suas coleções seda produzida por pequenas comunidades, couro de peixe e látex coletado por seringueiros da Amazônia. Abaixo, a lista completa:

 

11.jpg

 

 

 

Energia 

 

Com o brilho do Sol 

 

O Brasil, enfim, entrou na onda da energia solar. O primeiro projeto dessa natureza começou a operar na última semana em Tauá (CE). A usina de propriedade do Grupo EBX, comandado por Eike Batista, custou R$ 10 milhões. A seguir, algumas curiosidades sobre o projeto:

 

12.jpg

 

 

 

Gestão

 

A aposta da Elektro 

 

A tecnologia pode ser um grande aliado na melhoria de gestão. Que o diga a direção da Elektro, concessionária de energia de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com a compra de 55 Diggers Derricks (foto), por R$ 23 milhões, ela conseguiu melhorar a performance, ampliando o volume de troca de postes de quatro para 30 unidades por dia.  A produtividade é vital em um país no qual dois milhões de pessoas não têm acesso à energia.

 

13.jpg

 

 

Embalagem 

 

Lupo vai de oxidegradável 

 

A Lupo está substituindo as embalagens de PVC por outras feitas de plástico oxibiodegradável. A vantagem é o tempo de degradação: cinco anos contra os 400 anos estimados para o plástico convencional. Além disso, desde 2008, sua rede de lojas só atua com sacos de papel. Desde então, foram entregues  seis milhões de unidades.

 

14.jpg

 

 

Transporte

 

Um choque nas ruas

 

O Leaf, primeiro veículo elétrico produzido em larga escala no mundo, está prestes a desembarcar no Brasil. É que a japonesa Nissan vai emprestar dez unidades do modelo para os participantes da IV Conferência de Prefeitos da C40, que começa na terça-feira 31, em São Paulo. A conferência tem como mote o combate às mudanças climáticas. 

 

15.jpg

 

 

Empresas do Bem

 

Desenvolvimento 

 

Apoio ao Quilombolas

 

Parceria entre a Fundação Cultural Palmares  e a mineradora Anglo American, comandada por Walter De Simoni,  ajudará a ampliar a renda dos agricultores que vivem no Quilombo de Pombal, em Santa Rita do Novo Destino (GO). É que a mineradora bancou a construção de uma unidade para processamento de derivados de mandioca.  

 

16.jpg

 

 

Cultura

 

Os livros da NGK

 

A filial da japonesa NGK, fabricante de velas de ignição presidida por Kyohei Hayashi, pretende incentivar o hábito de leitura entre os jovens de Mogi das Cruzes (SP). Para isso, a empresa vai distribuir 20 mil livros para 42 escolas. Mais: os professores de literatura também vão participar de oficinas e o conteúdo será reforçado por meio de espetáculos teatrais gratuitos.

 

17.jpg