Semanal

Na economia e na política, Bolsonaro é um mito

Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Admito que mudei meu ponto de vista. O presidente Jair Bolsonaro é, sim, um mito. Um mito político, social e econômico. O mais esculhambado inquilino do Palácio do Planalto é, de longe, o chefe do Executivo mais torto da história da República – não só pela gravidade dos crimes, mas pela quantidade deles. E isso ajuda a construir o mito. Apenas na gestão da saúde ele terá de responder ao Crime de Pandemia (artigo 267 do Código Penal), Crime de Curandeirismo (artigo 264), Crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (artigo 268), Crime de Advocacia Administrativa (artigo 268) e Crime de Corrupção Passiva (artigo 317). Perto de Bolsonaro, Dilma é uma Madre Teresa. Ainda assim, o presidente vende a imagem de um líder anticrime. Mito.

+ Governo quer fundo de R$ 574 bilhões ao longo de 10 anos



Ao ameaçar o uso das Forças Armadas sempre que é confrontando pelos demais poderes, Bolsonaro comete crimes. Ao atacar veículos de imprensa e declarar que “o certo seria fechar isso aí”, ele reforça seu desapreço pela Constituição. Ao dizer que não haverá eleições em 2022, o presidente comete crime e viola os artigos 7º, 8º e 9º da lei 1.079/50, conhecida como Lei de Responsabilidade. Sob aplausos de seus eleitores, que seguem o berrante sem muita noção de rumo, Bolsonaro molda o mito.

Bolsonaro fortalece ainda mais sua aura mitológica ao, cada vez mais, declarar oposição ao que ele exatamente é. Se diz defensor da democracia, mas é um ditador. Alerta para a ameaça do socialismo, mas se comporta como um autoritário bolivariano, militarista e miliciano. No espectro político, o Brasil nunca se pareceu tanto com a Venezuela – não apenas pelos modelitos verde-oliva dos integrantes dos ministérios, mas pelo uso da estrutura de Defesa como engrenagem na gestão da máquina pública.

Na economia, Bolsonaro é um mito. A demora na vacinação – causada principalmente por ele – faz com que a recuperação no País seja uma das mais atrasadas do mundo. Com uma impressionante cara de pau, atribui a crise e o desemprego ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos governadores. A inflação está fora de controle. A imagem do Brasil mundo afora é inspiração de piadas.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Na manhã deste sábado (14), Bolsonaro afirmou que vai pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abertura de um processo para investigar os ministros do STF Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Segundo o presidente, os togados extrapolam “com atos os limites constitucionais”. Bolsonaro vai apelar ao artigo 52 da Constituição Federal, que determina que compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal em casos de crime de responsabilidade. Sim, o irresponsável Bolsonaro vai acusar alguém de crime de responsabilidade. Quanto mais tempo esse governo permanece, mais fica evidente que Bolsonaro é um mito.




Tópicos

Bia Kicis Bolsa Família Bolsonaro bolsonaro coronavírus bolsonaro covid Bolsonaro Declarações Falsas bolsonaro desmandos economia Bolsonaro fakenews bolsonaro foi preso? bolsonaro guedes voz economia bolsonaro hoje Bolsonaro STF bolsonaro twitter bolsonaro veta fundo eleitoral bolsonaro veta plano de saude Carlos Bolsonaro CPI da Covid cpi da covid ao vivo cpi da covid ao vivo agora cpi da covid ao vivo hoje cpi da covid ao vivo youtube CPI da Covid hoje cpi da covid programação dados declaração de Bolsonaro hoje declarações falsas bolsonaro depoimento de Bolsonaro Deputada alemã Economia mentiras Bolsonaro Economia metas verdade Economia promessas mentiras Eduardo Bolsonaro Eduardo Pazuello Fecombustíveis filho do bolsonaro foto motociata funk bolsonaro funk do bolsonaro letra gripezinha gustavo mendes gustavo mendes bolsonaro imagens da motociata inquérito sobre Covaxin Ivan Valente Jair Bolsonaro Jair Bolsonaro filhos jair bolsonaro idade Jair Bolsonaro partido Jair Bolsonaro religião Joice Hasselmann LAI laura bolsonaro Lei de Acesso à Informação live bolsonaro live de bolsonaro hoje ao vivo lockdown maior motociata do brasil Michelle Bolsonaro motociata bolsonaro quantas pessoas motociata em sp numeros motociata em sp quantas motos motociata fake motociata recife musica do bolsonaro letra música do bolsonaro- capitão o que é prevaricação? portal da transparencia presidente Presidente mente economia proibidão bolsonaro Quem é a deputada alemã que se reuniu com Bolsonaro? rap do bolsonaro renan bolsonaro Secretaria-geral da Presidência senadores da cpi da covid Tesouro Transparente vinho bolsonaro