Semanal

Na Cúpula das Américas, Bolsonaro encarna o vilão do ESG

Crédito: Mario Tama/Getty Images via AFP

Manifestantes com cartazes #Fora Bolsonaro em Los Angeles, sede da Cúpula das Américas. Os dizeres o acusam de mentir e de ser criminoso ambiental (Crédito: Mario Tama/Getty Images via AFP)



Uma olhada no site da Cúpula das Américas, que vai até a sexta-feira (10) em Los Angeles, EUA, torna evidente que o tema “Construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo” foi levado a sério pelos curadores do evento. Assuntos como resiliência climática, biodiversidade, inclusão social e governança dominam a agenda. É para esse evento que o presidente Jair Bolsonaro e seus asseclas embarcaram a bordo do Airbus A330 da Força Aérea Brasileira na quarta-feira (8). Antes mesmo de chegar ao destino, o presidente já havia encarnado o vilão do encontro.

Se a imagem do Brasil já era ruim devido ao avanço do desmatamento e a outros crimes ambientais, agora a situação ficou ainda mais crítica com a notícia do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do The Guardian. Como nada no Brasil de ultimamente é tão ruim que não possa piorar, a fala de Bolsonaro afirmando que ambos podem até ter sido executados mostra o descompromisso do governante com a empatia, com a vida humana e, claro, com as questões ambientais.

Biden quebra o gelo com Bolsonaro na Cúpula das Américas

Para os brasileiros, nada disso é novidade. Não há nada no E (ambiental), no S (Social) e no G (Governança) que Bolsonaro preze ou respeite minimamente.




Na agenda ambiental, o desmanche e a politização das entidades de proteção ambiental como Ibama e ICMBio são bastante graves, mas não chamam tanta a atenção internacional como a série de crimes ambientais. Na lista, ataques a indígenas, mineração ilegal e desmatamento desenfreado da floresta Amazônica. Assuntos que eram acompanhados de perto por Bruno e Dom, agora desaparecidos. Ao jornalista inglês, por sinal, Jair Bolsonaro respondeu com a sua grosseria habitual quando perguntado sobre como o governo brasileiro mostraria para a Europa uma preocupação séria com relação ao meio ambiente. “Primeiro você tem que entender que a Amazônia é do Brasil, não é de vocês”. E emendou que “nenhum país do mundo tem moral para falar da Amazônia”. E não respondeu à pergunta.

Para o pilar social, os índices são igualmente desastrosos. No País que exporta mais de US$ 120 bilhões (2021) em alimentos, 33 milhões de pessoas estão passando fome, das quais 14 milhões entraram para a estatística no último ano. Os dados fazem parte do relatório Olhe para a Fome, divulgado pela rede Penssan com apoio da Oxfam Brasil e outras organizações na quarta-feira (8). Dentre as razões apontadas estão o aprofundamento da crise econômica, segundo ano da pandemia de Covid-19 e a continuidade do desmonte de políticas públicas que promoviam a redução das desigualdades sociais da população.

Por fim, nem mesmo em governança o Brasil chega com alguma moral à Cúpula das Américas. Em uma prometida reunião com o presidente Joe Biden o assunto será a democracia brasileira e as eleições deste ano. Na pauta, a preocupação americana com os sucessivos ataques proferidos por Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, reconhecido, até agora, como um dos mais seguros do mundo.


Cabe ao Brasil a vergonha de ser representado por um chefe de Estado que encarna, por vontade própria, a figura do presidente anti-ESG.






Tópicos

Amazônia ataque à democracia brasileira ataque ao sistema eleitoral ataque às urnas eletrônicas Biden Bolsonaro encontro cúpula das américas bruno pereira crimes ambientais Cúpula das Américas cúpula das américas acordos bilaterais cúpula das américas agro Cúpula das Américas agronegócio cúpula das américas Amazônia cúpula das américas ausentes cúpula das américas biden Bolsonaro cúpula das américas combate à insegurança alimentar cúpula das américas debates Cúpula das Américas democracia cúpula das américas democracia américa latina cúpula das américas discussões cúpula das américas DOM Phillips cúpula das américas embates cúpula das américas energia renovável cúpula das américas ESG cúpula das américas esquerda Cúpula das Américas garantias democráticas cúpula das américas local cúpula das américas manifestações cúpula das américas meio ambiente cúpula das américas negócios cúpula das américas pib reunido cúpula das américas presidentes cúpula das américas protestos cúpula das américas queimadas Amazônia cúpula das américas quem participa Cúpula das Américas Rússia ucrânia cúpula das américas segurança Cúpula das Américas segurança alimentar cúpula das américas situação econômica cúpula das américas sustentabilidade cúpula das américas twitter cúpula das américas veja vídeo desmatamento dom phillips encontro Jair Bolsonaro e Bin Laden ESG Floresta Amazônica fome no brasil indigenista Jair Bolsonaro meio ambiente Olhe para a Fome Oxfam Brasil