Carlos Sambrana, redator-chefe da ISTOÉ DINHEIRO, entrevista o cofundador do Mercado Livre, Stelleo Tolda. Hoje, o Mercado Livre vale US$ 11 bilhões na Nasdaq, registra 4 mil buscas por segundo e fecha 9 negócios por segundo. E tudo começou com uma amizade entre Tolda, Marcos Galperín e Josué Sales. “Nascemos para democratizar o comércio.”

O Mercado Livre é um dos maiores e-marketplaces do mundo. O Brasil é o seu maior mercado, representando mais de o dobro das vendas da companhia na Argentina, o primeiro país em que atuou.

Neste segundo bloco, o empresário conta como foi o processo de abertura de capital da companhia e como o Mercado Livre se tornou um site grande e popular. “Hoje, temos uma visão de ecossistema onde todas as unidades conversam entre si”, afirma.

BLOCO 2 – Tolda diz que, com as ferramentas do Mercado Livre, qualquer pessoa pode começar uma loja virtual. “Na América Latina, 372 mil pessoas vivem de vender no Mercado Livre”, afirma. Além disso, segundo ele, a empresa está crescendo e contratando.

 

BLOCO 1 – Tolda conta os tempos de Stanford, onde conheceu Marcos Galperín. A proposta era criar um meio para facilitar a compra e venda de produtos entre pessoas físicas. “Primeiro, contávamos às centenas de negócios. Hoje, contamos aos milhões”, diz.