A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quinta-feira, 12, que seu presidente executivo, Murilo Portugal, há nove anos no posto, não apresentará seu nome na eleição da diretoria da entidade, prevista para o final de março. O atual vice-presidente, Isaac Sidney, encabeçará a chapa a ser apresentada na próxima eleição, na função de presidente executivo da Febraban.

Em nota, o presidente do Conselho Diretor da Febraban, Pedro Moreira Salles, destaca que Portugal chegou à Febraban com o desafio de implementar um novo modelo de liderança na instituição e que não tem “dúvidas de que foi bem-sucedido”.

+ Febraban não recorrerá na Justiça contra aumento da CSLL, diz Murilo Portugal
+ Murilo Portugal defende aumento da taxa de poupança 

“Isaac tem a experiência e a competência necessárias para comandar a Febraban em um momento de profunda transformação do setor financeiro, seja em termos tecnológicos, regulatórios ou concorrenciais”, acrescenta Moreira Salles.

Ex-diretor do Banco Central, Sidney chegou à Febraban em maio do ano passado. No mercado já era certo que o executivo deveria suceder Portugal, conforme antecipou a Coluna do Broadcast.

“Após três mandatos consecutivos, é tempo de buscar novos desafios”, disse Portugal em nota. Para ele, a eleição de Sidney ajudará a consolidar o processo de profissionalização da Febraban. “O Isaac acumulou larga experiência no setor bancário na sua sólida e exitosa carreira no setor público, e estou seguro que dará uma excelente contribuição à Federação”, disse.