Mundo

Mundo precisa dar mais US$100 trilhões para ONU combater problemas globais

Mundo precisa dar mais US$100 trilhões para ONU combater problemas globais

Logo da Organização das Nações Unidas na sede da entidade em Nova York

Por Simon Jessop

LONDRES (Reuters) – Objetivos globais de combate à fome, desigualdade, injustiça e mudança climática enfrentam uma carência de fundos de 100 trilhões de dólares e provavelmente serão descumpridos, a menos que 10% da produção econômica mundial seja direcionada às metas da Organização das Nações Unidas (ONU) todos os anos até 2030, disse um relatório nesta sexta-feira.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU estabelecem metas que vão do meio ambiente à saúde e à igualdade e têm apoio de todos os países-membros, mas o financiamento de governos, investidores, bancos e empresas para ajudar a concretizá-los costuma ficar aquém do necessário.

Prejudicada pelo impacto da pandemia de coronavírus, a defasagem anual passa agora dos 10 trilhões de dólares por ano, como mostrou o relatório histórico da ONU e da Iniciativa Força do Bem, apoiado pelo setor financeiro e compartilhado com a Reuters.



“A humanidade está em uma encruzilhada. Mais do que nunca, todos os envolvidos precisam se unir para que esta crise seja o começo de uma nova economia para o desenvolvimento sustentável com prosperidade para todos”, disse Chantal Line Carpentier, chefe da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento no escritório do secretário-geral em Nova York.

Somando-se os custos de financiamento da transição global para uma economia de baixo carbono para limitar o aquecimento global, os recursos totais até 2050 chegam a entre 200 trilhões e 220 trilhões de dólares, acrescentou o relatório.

Os ODS são uma lista global de “tarefas” que abordam questões como guerras, pobreza, degradação do solo, igualdade de gênero e clima.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8G0UM-BASEIMAGE

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km