Ciência

Mulheres que têm filhos tendem a envelhecer mais rápido, diz estudo

Crédito: AFP/Arquivos

O fim da produção hormonal, iniciado com a menopausa, acelera o envelhecimento biológico nas mulheres que tiveram filhos (Crédito: AFP/Arquivos)

Um estudo conduzido pela Universidade da Pensilvânia (EUA), com dados de 4.418 voluntárias, indicou que mulheres com filhos tendem a envelhecer mais rápido. Os pesquisadores adotaram nove critérios para chegar ao resultado e analisaram a saúde metabólica, função renal e hepática, anemia e distúrbios de glóbulos vermelhos, além de função imunológica e inflamação do corpo.

A descoberta foi a de que existe um envelhecimento biológico mais acelerado após a menopausa, e que a gravidez e amamentação consomem grande quantidade de energia do corpo. Isso tende a afetar muitos dos sistemas biológicos, como a imunidade, metabolismo e pressão arterial, por exemplo. Além disso, mulheres que deram à luz adquirem maior probabilidade de morrer de diabetes, doença renal e hipertensão do que aquelas que não tiveram filhos.

+ Após dor da perda, a gravidez desejada
+ Tabaco afeta placenta de grávidas até depois de pararem de fumar, aponta estudo

Os pesquisadores acreditam que existe essa espécie de “deficiência” entre o corpo prover saúde ao filho e ao mesmo tempo ficar vulnerável, porque ele está ocupado e distribuindo energia em outras atividades que não o de defesa dele próprio.

Publicado na revista Scientific Reports, o estudo observou que a falta da produção hormonal no pós-menopausa causa a aceleração do envelhecimento. No período pré-menopausa, a mulher segue produzindo hormônios ovarianos, ou seja, o corpo tende a controlar esse envelhecimento e os problemas não são tão sentidos assim até a meia idade.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel